Site antigo: versão de 03/09/2021
Clique aqui para acessar a nova página
UFRJ/EQ/EPQB: Redes de Águas com Múltiplos Contaminantes
EnglishBusca
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: O termo de compromisso é só para o aluno que é bolsista. Quem não é bolsista, não precisa preencher o termo de compromisso. O prazo para completá-lo encerra em 02/08/2020.
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!
Formulário de Busca

20. Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos - Algoritmos e Aplicações
  21. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  22. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  24. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  25. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  26. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  27. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  28. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  29. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  30. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  31. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Planejamento de Experimentos usando o Statistica
  33. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  34. Processos Inorgânicos
  35. Reologia e Reometria - Fundamentos Teóricos e Práticos
  36. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Setores da Indústria Química Orgânica
  38. Sustainable Catalysis for Biorefineries
  39. Technology Roadmap
  40. Tecnologia do Hidrogênio
  41. Tecnologia Enzimática
  42. Tecnologias de Produção de Biodiesel
  43. Technological Trends in the Pharmaceutical Industry
  44. Tendências Tecnológicas no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2011

Procedimento Total Site na Síntese de Redes de Águas com Múltiplos Contaminantes.

Autor: Ewerton Emmanuel da Silva Calixto.
Orientadores: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, Eduardo Mach Queiroz.

Resumo

Nos últimos anos, a eficiência alocativa do uso da água recebeu especial enfoque por pesquisadores em todo o mundo. No campo industrial, muitos são os trabalhos desenvolvidos e estes possuem um objetivo comum: desenvolver uma metodologia que apresente uma rede ótima, ou seja, aquela que possui a melhor configuração das operações que fazem uso de água, minimizando a quantidade de água limpa (freshwater) consumida e maximizando o reúso entre elas. Muitos destes trabalhos têm enfrentado problemas semelhantes, como considerar em suas metodologias estudos de casos reais de grande porte que possuam um número significativo de operações (maior que três).

A água industrial, em grande parte dos processos, apresenta um número extenso de componentes não desejáveis, também conhecidos como contaminantes. Para realizar os cálculos de transferência de massa entre estes, é necessário escolher um que seja referência para os demais. As técnicas até então utilizadas para esta escolha, quando testadas em problemas com um número considerável de operações e contaminantes, têm resultado em violações nos limites máximos de concentração na entrada e saída das operações, sendo este um critério restritivo fundamental para o problema. Uma dessas abordagens é o procedimento algoritmo-heurístico DFA (Diagrama de Fontes de Águas) que emergiu como uma estratégia simples e ao mesmo tempo robusta em sua abrangência. No entanto, até então, algumas lacunas existiam no que diz respeito à escolha de um contaminante e operação que fossem referências nos cálculos.

Este trabalho apresenta uma abordagem nova "Total Site" para a maximização do reúso de água, em conjunto com uma estratégia para identificar, dentro de uma superestrutura, qual é o melhor contaminante e operação de referência. A geração de cenários consistiu na análise de exemplos reais e de grande porte, presentes na literatura. Os resultados obtidos mostram a simplicidade, eficácia e robustez do método, aproximando-se dos resultados obtidos por Leewongtanawit e Kim (2008) os quais fizeram uso de programação matemática.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES