Seção do Aluno - Diplomas

CONDIÇÕES


Condições para que um aluno possa iniciar o processo de expedição de diploma:
. O aluno deve ser aprovado por maioria da banca de avaliação de sua defesa de Tese/Dissertação;
. Em caso de aprovação com exigências em ata, o orientador deve enviar ata de defesa em que conste na mesma o cumprimento de tais exigências por parte do aluno.
. Confirmação do orientador à secretaria do programa de recebimento da versão final da tese/dissertação.
. O aluno deve obdecer o prazo máximo de 60 dias para envio da documentação de expedição de diploma;

EXPEDIÇÃO


Siga estes passos para a expedição do seu diploma de pós-graduação:

1º passo) Envie a versão final da sua dissertação/tese ao seu orientador. Solicite que ele (a) envie um e-mail confirmando o recebimento para: epqb@eq.ufrj.br

2º passo) Entre em contato com a Biblioteca da Escola de Química
– Solicite o Nada consta da Biblioteca da Escola de Química (PDF) – ao bibliotecário Fabio: fabio.ferreira@eq.ufrj.br
- No mesmo e-mail para o Fabio, envie a seguinte documentação:
1.Tese completa (PDF) - a folha de rosto deve conter obrigatoriamente a assinatura digital do orientador – não é necessário colher todas as assinaturas da banca;
2.Resumo com palavras-chave (WORD);
3.Abstract com keywords (WORD);
4.Formulário Eletrônico para cadastro de discentes (preencher e salvar no WORD).
5.Formulário para Autorização de Disponibilização na Biblioteca Digital - (preenchido e assinado – salvar em PDF)

3º passo) Envio para a secretaria: os mesmos 5 documentos + o nada consta:

1.Tese completa (PDF) – a folha de rosto deve conter obrigatoriamente a assinatura digital do orientador – não é necessário colher todas as assinaturas da banca;
2.Resumo com palavras-chave (WORD);
3.Abstract com keywords (WORD);
4.Formulário Eletrônico para cadastro de discentes (preencher e salvar no WORD)
5.Formulário para Autorização de Disponibilização na Biblioteca Digital - (preenchido e assinado – salvar em PDF)
6.Nada consta da Biblioteca da Escola de Química (PDF).

4º passo) Documentação pessoal – envie para a secretaria – junto à documentação do 3º passo.

1.CPF (documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF);
2.Carteira de Identidade Civil – não serve carteira de habilitação (documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF);
Somente alunos estrangeiros podem apresentar passaporte.
3. Certidão de Nascimento (PDF) - obrigatório a todos os alunos e alunas OU Certidão de casamento (obrigatório a todas as alunas que mudaram de nome em qualquer momento, antes ou durante o curso – PDF);
4. Certificado de Reservista (somente para homens - documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF);
5. Título de Eleitor (documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF);
6. Diploma de graduação (documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF);
7. Diploma de mestrado – exclusivo para alunos de doutorado (documento digitalizado na horizontal - frente e verso em um único PDF).
8. Em caso de defesa remota (à distância/on-line): Encaminhar declaração de concordância com defesa remota.MODELO


A documentação do 3º e 4º passos deve ser enviada em e-mail único para epqb@eq.ufrj.br com assunto “Expedição de diploma – nome completo do aluno”.
Não enviar a documentação separada em vários e-mails. Não há entrega de documentação em papel.

PEDIDO DE URGÊNCIA


A comprovação de urgência não pode ser uma carta escrita de próprio punho. Configura-se comprovação de urgência justificável os seguintes documentos:
Cópia de publicação em diário oficial da lista dos candidatos selecionados em processo seletivo;
Cópia da parte do edital onde é mencionada a necessidade de se apresentar o diploma em alguma etapa do processo seletivo (para obter urgência é necessário o formando comprovar ter efetuado a inscrição no concurso);
Documento, em papel timbrado, em que a instituição na qual o formando está vinculado (ou irá vincular-se).

ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA NO SEI-UFRJ


A. Via pesquisa pública (usuários sem cadastro):
1. Acesse: https://portal.sei.ufrj.br/ e clique em pesquisa pública
(link: https://sei.ufrj.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0)
2. Digite o número do processo ou o nome do interessado
3. Digite o código verificador e pesquise
4. Na listagem que for gerada abaixo, clique no processo desejado.

B. SEI para usuários cadastrados:
1. Após o cadastro do aluno (veja abaixo como fazer o cadastro) e a abertura do processo no SEI por parte da secretaria do curso, os interessados serão adicionados ao acompanhamento de seus respectivos processos pelo administrador do SEI na Pós-Graduação.
2. Acesse https://portal.sei.ufrj.br/ e clique em usuário interno.
3. Faça seu login inserindo nome de usuário e senha.
4. Realize a busca do processo desejado.

(Como se cadastrar no SEI?
1. O usuário deverá acessar a página https://portal.sei.ufrj.br e clicar em USUÁRIO EXTERNO (ícone verde no final da página) para fazer o cadastro na plataforma.
2. Cadastre-se utilizando seu e-mail Institucional.
(Acesse o formulário para adquirir um e-mail Institucinal: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJUh3m_6G_kH-jLkDUs5JbEbBtBPVOyuF_g_B64fTx8C8OWQ/viewform)
3. Leia com atenção as intruções da plataforma para que o cadastro seja realizado corretamente.)

RETIRADA DO DIPLOMA


Ao final do processo (quando o diploma estiver disponível para retirada por parte do aluno), o sistema encaminhará e-mail automaticamente ao interessado.
O aluno deve comparecer à secretaria acadêmica do curso portando documento de identificação atualizado com foto para retirada do diploma.

Caso seja retirado por terceiro, este deve portar procuração assinada pelo aluno identificando e permitindo a retirada do diploma e identificação atualizado com foto.
A procuração será deixada junto ao processo de diploma na secretaria do programa. Assim que o aluno receber o diploma deverá assiná-lo, fazer uma cópia frente e verso e encaminhá-la à secretaria do programa.

PERDA OU EXTRAVIO DE DIPLOMA


1. Publicar em jornal de grande circulação o acontecido;
2. Enviar à secretaria do curso os seguintes documentos digitais (escaneados em formato pdf)
. Página do exemplar identificando o comunicado bem como o nome da publicação e número de página;
. Pedido de próprio punho solicitando 2ª via de diploma;
. Cópia do diploma extraviado, se possível;
. Cópia frente de CPF;
. Cópia frente e verso da Cédula de Identidade (Não é aceita cópia da Carteira de Habilitação pois nela não é informado o local de naturalidade);

SUBSTITUIÇÃO DE DIPLOMA (Em caso de correção de dados)


Enviar à secretaria do curso os seguintes documentos digitais (escaneados em formato pdf):
. Pedido de próprio punho solicitando substituição de diploma;
. Cópia diploma original (frente e verso);
. Cópia frente de CPF;
. Cópia frente e verso da Cédula de Identidade Identidade (Não é aceita cópia da Carteira de Habilitação pois nela não é informado o local de naturalidade);

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS


1- O interessado deve abrir o processo no CT
(Entre no site http://www.pr2.ufrj.br/revalidacaoDiploma em SERVIÇOS> RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS para informações completas);
2- Depois de recebido na secretaria da PG, o processo é encaminhando à comissão de revalidação de diplomas da PG;
3- O processo é encaminhado à CEPG;
4- O interessado deverá entregar o original de seu diploma (com visto do consulado) à Divisão de Ensino/PR-2 e efetuar o pagamento da taxa de registro do diploma;
5- O processo é encaminhando pela PR2 à secretaria do curso para retirado do diploma pelo interessado;
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