-
Inscrição
- I.1. Quando posso me inscrever?
- O Mestrado acadêmico possui duas entradas anuais (março e setembro), cujos processos seletivos são abertos normalmente em Setembro do ano anterior e Junho do mesmo ano, respectivamente.
- I.2. Como faço para me inscrever?
- A inscrição é feita online por meio do site epqb.eq.ufrj.br, onde o candidato preenche os dados de seu curriculum vitae em um formulário online. O prazo para entrega da documentação comprobatória dos dados declarados online é estipulado pelo calendário letivo vigente.
- I.3. Quem pode se inscrever?
- Podem concorrer às vagas de Mestrado, candidatos formados em cursos de graduação de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Química Industrial ou áreas afins. Podem concorrer às vagas de Doutorado, candidatos formados em cursos de Mestrado (Acadêmico ou Profissional) em áreas afins às áreas temáticas oferecidas do EPQB.
- I.4. Quais os comprovantes exigidos para o Índice de Graduação?
- São exigidos o Diploma e o Histórico Escolar, emitidos pelo seu curso de graduação de origem.
- I.5. Estou aguardando o meu diploma ser emitido. Posso me inscrever sem ele?
- No ato da entrega da documentação, são aceitas declarações de colação de grau emitidas pela coordenação do curso de graduação de origem. O prazo para entrega do diploma de graduação/mestrado é definido pelo Programa e a não comprovação dentro do prazo estipulado elimina automaticamente o candidato, independente de ele ter sido considerado previamente apto.
- I.6. Estou finalizando o curso de graduação e o início do período letivo do EPQB será após a minha colação de grau. Posso me inscrever assim mesmo?
- Candidatos ao Mestrado com integralização de mais de 90% do curso podem se inscrever no processo seletivo, sendo aceitas declarações de condição acadêmica emitidas pela coordenação do curso de graduação de origem. O prazo para entrega do diploma de graduação/mestrado é definido pelo Programa e a não comprovação dentro do prazo estipulado elimina automaticamente o candidato, independente de ele ter sido considerado previamente apto.
- I.7. O que é CRA?
- O CRA é uma nota calculada a partir dos créditos obtidos pelo aluno em função de suas respectivas notas ao longo do seu curso de Graduação/Mestrado de origem e é apresentado, normalmente, ao final do histórico escolar. O EPQB considera os CRAs (Coeficiente de Rendimento Acumulado) do aluno conforme os valores máximo padrão definidos pela UFRJ (CRA de Graduação: 0,0 a 10,0; CRA de Mestrado: 0,0 a 3,0).
- I.8. O meu CRA de graduação não varia de 0 a 10. Como preencho este valor no formulário?
- Alguns cursos de graduação atribuem ao CRA uma nota máxima diferente de 10,0. Neste caso, o CRA do candidato obtido a partir do seu curso de origem deve ser recalculado para atender à faixa de 0 a 10.
- I.9. O meu CRA de mestrado não varia de 0 a 3. Como preencho este valor no formulário?
- Alguns cursos de mestrado atribuem ao CRA uma nota máxima diferente de 3. Neste caso, o CRA do candidato obtido a partir do seu curso de origem deve ser recalculado para atender à faixa de 0 a 3.
- I.10. O meu CRA não é um número, mas sim um conceito. Como preencho este valor no formulário?
- Alguns cursos atribuem ao CRA um conceito (Ex. A, B, C...). Neste caso, o candidato deve consultar o EPQB para obter informações do procedimento a adotar na hora de preencher o formulário de inscrição.
- I.11. Como comprovo o CPC do meu curso de origem?
- O CPC adotado na sua pontuação corresponde ao último conceito obtido pelo seu curso de graduação de origem. Não é necessário comprová-lo, pois este é fornecido diretamente pelo Ministério da Educação e Cultura (e-MEC).
- I.12. Como calculo o Número de Períodos Cursados (NPC)?
- O Número de Períodos Cursados é contabilizado através do Histórico Escolar. Todos os períodos são contabilizados, desde o ingresso no curso até a sua colação de grau, incluindo os períodos de estágio, participação em programas de intercâmbio, apresentação de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso.
- I.13. Como contabilizar o Número de Períodos Cursados (NPC)?
- O NPC é calculado a partir do histórico do candidato, onde encontram-se relacionados todos os períodos letivos e as respectivas matérias cursadas em cada um.
- I.14. No meu Histórico Escolar é apresentado apenas o CR de cada período e não o CRA final. Como preencho este valor no formulário?
-
Históricos Escolares mais antigos não apresentavam o cálculo do CRA. Se o seu CRA não aparece no histórico, você deve recalculá-lo a partir da seguinte fórmula:
- I.15. Durante a minha graduação eu fiz estágio. Isso conta como Experiência Profissional (EP)?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, estágios não são considerados atividades profissionais e não são contabilizados como Experiência Profissional.
- I.16. Participei de vários congressos nacionais e internacionais. No entanto, na ocasião, não tive a oportunidade de apresentar trabalhos. Isso conta na pontuação de Trabalho Publicados?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, a participação em congressos não é contabilizada durante o processo seletivo.
- I.17. Não consigo encontrar a documentação que comprove uma das minhas atividades. Se eu declará-la no formulário, ela será contabilizada?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, dados declarados no formulário online que não venham a ser comprovados na etapa de Entrega de Documentação não são considerados.
- I.18. Durante a minha graduação eu participei em Jornadas Internas de Iniciação Científica na minha instituição de origem. Isso conta como Trabalhos Publicados (TP)?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, resumos ou trabalhos completos apresentados em Jornadas de Iniciação Científica internas não são contabilizados no indicador TP. No entanto, estes documentos servem para comprovar 12 meses de atividades de Iniciação Científica por jornada anual no indicador EP.
- I.19. Durante a minha graduação eu apresentei trabalhos em encontros técnicos internos, na minha instituição de origem. Isso conta como Trabalhos Publicados (TP)?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, resumos ou trabalhos completos apresentados em encontros internos de graduação ou de pós-graduação na própria instituição de origem não são contabilizados no indicador TP.
- I.20. Durante a minha graduação eu apresentei trabalho em Congressos Estudantis. Isso conta como Trabalhos Publicados (TP)?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, resumos ou trabalhos completos apresentados em Congressos Estudantis não são contabilizados no indicador TP.
- I.21. Inseri meus dados básicos, mas não tive tempo de preencher corretamente o formulário online. Se eu entregar a documentação comprobatória, a minha inscrição será analisada corretamente?
- Não. Conforme determinação do colegiado interno do EPQB, a comissão de seleção vai conferir apenas os dados preenchidos no formulário online. O sistema não permite adicionar informações após o término das inscrições.
-
Seleção
- S.1. O processo seletivo é baseado em quais critérios?
- Durante a inscrição, o candidato deve preencher os dados solicitados no formulário de inscrição que são utilizados para o cálculo dos indicadores de afinidade, estipulados pelo EPQB: IG (Índice de Graduação); IM (Índice de Mestrado, apenas para candidatos ao DSc); TP (Trabalhos Publicados); EP (Experiência Profissional). Cada um destes índices satura em 10.
- S.2. Como funciona a nota de corte?
- A nota de corte para eliminação de candidatos é definida a cada processo seletivo por uma comissão, em função do número de candidatos inscritos e do número de vagas abertas na chamada do Edital. #Palavras-chave: Seleção; MSc; MP; DSc.
- S.3. O que significa o Indicador IG?
- O indicador IG (Índice de Graduação) é calculado com base no CRA (Coeficiente de Rendimento Acumulado) obtido ao final do curso de graduação do candidato, no ENADE do curso (obtido através da base de dados do MEC), na relação NPC/NPT (relação entre o Número de Períodos Cursados e o Número de Períodos Letivos Teóricos do curso), além de um Fator de Afinidade do curso de origem com os cursos oferecidos pelo EPQB (f). A correlação para cálculo do IG, que satura em 10, e os valores do Fator f são definidos em reuniões internas do colegiado do EPQB e são apresentados no Edital.
- S.4. O que significa o Indicador IM?
- O indicador IM (Índice de Mestrado) é utilizado apenas para candidatos ao DSc e é calculado com base no CRA (Coeficiente de Rendimento Acumulado) obtido ao final do curso de mestrado do candidato, no Conceito CAPES do curso (obtido através da base de dados da CAPES), no Número de Períodos Cursados, além de um Fator de Afinidade do curso de origem com os cursos oferecidos pelo EPQB (f). A correlação para cálculo do IM ,que satura em 10, e os valores do Fator fm são definidos em reuniões internas do colegiado do EPQB e são apresentados no Edital.
- S.5. O que significa o Indicador TP?
- O indicador TP (Trabalhos Publicados) é calculado com base no número de publicações, trabalhos e resumos apresentados em congresso do candidato. São considerados: publicações em revistas com conceito Qualis A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e revistas sem conceito Qualis; Patentes concedidas e Livros publicados; Capítulos de livro; Trabalhos completos e Resumos apresentados em congresso nacional ou internacional. Os respectivos pesos ponderados utilizados no cálculo final de TP, que satura em 10, determinam a prioridade de cada trabalho para o curso EPQB, são definidos em reuniões internas do colegiado e são apresentados no Edital.
- S.6. O que significa o Indicador EP?
- O indicador EP (Experiência Profissional) é calculado com base no número de meses em que o candidato exerceu atividades profissionais em relação ao número de meses desde a entrada do candidato no seu curso de graduação de origem até a data da inscrição no processo seletivo do EPQB. Neste indicador são consideradas as atividades profissionais do candidato exercidas durante a graduação (Iniciação Científica; Monitoria; Atividades técnicas de Nível Médio) e após a graduação (Atividades em Institutos de Pesquisa; Experiência em Docência em Nivel Médio ou Superior; Consultorias em Empresas; Atividades técnicas de Nível Superior). Neste indicador, são considerados ainda os Cursos Lato Sensu cursados pelo candidato em áreas afins, com número de horas superior a 360 horas. A correlação para cálculo do EP, que satura em 10, é definida em reuniões internas do colegiado do EPQB e são apresentados no Edital.
-
Entrega da Documentação
- D.1. Como posso comprovar que publiquei artigos em periódicos?
- Para comprovar um artigo publicado em periódico é necessário anexar uma cópia do trabalho completo à documentação comprobatória, entregue na secretaria do EPQB.
- D.2. Como posso comprovar que apresentei trabalhos em congressos?
- Para comprovar a apresentação de um trabalho ou resumo em um congresso , é necessário anexar uma cópia do trabalho completo ou do resumo à documentação comprobatória, entregue na secretaria do EPQB.
- D.3. Como posso comprovar que publiquei um livro?
- Para comprovar a publicação de um capítulo de livro é necessário anexar uma cópia da capa, contracapa e da página do copyright do livro (onde aparece o número ISBN da publicação) à documentação comprobatória, entregue na secretaria do EPQB.
- D.4. Publiquei um capítulo em um livro, em conjunto com outros autores. No entanto, o meu nome não aparece na página de copyright, apenas na página inicial do capítulo. Como posso comprovar esta publicação?
- Para comprovar a publicação de um capítulo de livro é necessário anexar uma cópia da capa e da contracapa do livro, da página de copyright e da página de índice analítico da publicação à documentação comprobatória, entregue na secretaria do EPQB. Se o seu nome aparece somente na primeira página do capítulo, inclua ainda uma cópia da primeira página do capítulo de sua autoria.
- D.5. Participei em projetos de Iniciação (PIBIC, PIBID, PIBIEX) como aluno voluntário, sem o recebimento de bolsa. Como posso comprovar esta Experiência Profissional?
- Independente do recebimento de bolsa remunerada ou não, para comprovar a participação em projetos de pesquisa como aluno de Iniciação Científica e/ou Iniciação à Docência, é necessário anexar à documentação comprobatória uma carta do seu orientador na época, discriminando as atividades desenvolvidas, o nome do projeto e o período em que foram desenvolvidas as atividades.
- D.6. Durante a minha graduação. participei como monitor de disciplinas. Como posso comprovar esta Experiência Profissional?
- Independente do recebimento de bolsa remunerada ou não, para comprovar a participação como monitor de disciplinas, é necessário anexar uma cópia do histórico escolar onde aparece a monitoria citada ou uma carta do seu orientador na época, discriminando as atividades desenvolvidas, o nome da disciplina e o período em que foram desenvolvidas as atividades de monitoria.
- D.7. Quais os documentos necessários para um Pós-Doutorado se associar ao programa?
-
Os documentos necessários são os seguintes:
- Projeto de Pesquisa
- Plano de Atividades a ser desenvolvido
- Carta de Anuência do Supervisor de Pós-Doutorado
- Cópia da Identidade e CPF
- Cópia do Diploma de Doutorado
- Cópia do Título de Eleitor
- Declaração de carga horária
- Termo de Compromisso (obrigatório a todos os candidatos)
- Termo de ciência (obrigatório a candidatos que tenham vínculo empregatício)