Site antigo: versão de 03/09/2021
Clique aqui para acessar a nova página
UFRJ/EQ/EPQB: Biossensor Bioluminescente na Detecção de Hg
EnglishBusca
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: O termo de compromisso é só para o aluno que é bolsista. Quem não é bolsista, não precisa preencher o termo de compromisso. O prazo para completá-lo encerra em 02/08/2020.
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!
Formulário de Busca

20. Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos - Algoritmos e Aplicações
  21. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  22. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  24. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  25. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  26. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  27. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  28. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  29. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  30. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  31. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Planejamento de Experimentos usando o Statistica
  33. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  34. Processos Inorgânicos
  35. Reologia e Reometria - Fundamentos Teóricos e Práticos
  36. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Setores da Indústria Química Orgânica
  38. Sustainable Catalysis for Biorefineries
  39. Technology Roadmap
  40. Tecnologia do Hidrogênio
  41. Tecnologia Enzimática
  42. Tecnologias de Produção de Biodiesel
  43. Technological Trends in the Pharmaceutical Industry
  44. Tendências Tecnológicas no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2010

Aplicação de um Biossensor Microbiano Bioluminescente na Detecção de Hg(II)

Autora: Gisele dos Santos Costa.
Orientadora: Andréa Medeiros Salgado.

Resumo

No início da civilização, o homem desempenhava uma influência menor sobre o ambiente, mas ao dominar novas tecnologias, proporcionou melhoria na qualidade de vida, e também gerou diversos impactos ao ambiente, como o lançamento de diversos contaminantes no meio. O reconhecimento do perigo destes contaminantes faz com que as nações do mundo busquem por legislações mais rígidas e substituições nos processos tecnológicos. O metal pode se apresentar nas formas: solúvel, trocável, ocluso ou fixado aos minerais, precipitados com outros compostos, na biomassa e complexado na matéria orgânica.

Devido a sua dispersão na atmosfera, o mercúrio é considerado um poluente global, sendo depositado até mesmo em regiões remotas. A contaminação com algumas de suas espécies químicas, metilmercúrio, por exemplo, tem causado um número significativo de mortes humanas em acidentes de várias partes do mundo. Em virtude das diversas espécies do mercúrio apresentar comportamentos diferenciados, observou-se a necessidade de buscar métodos que fossem além da determinação quantitativa total. Neste contexto procuramos utilizar a técnica de sensores específicos, os biossensores, na qual procuramos identificar a espécie de mercúrio biodisponível, uma vez que a biodisponibilidade é crítica na questão da toxicidade do metal. A bactéria Escherichia coli MC1061 foi selecionada como detector de mercúrio biodisponível, por ser uma cepa capaz de emitir luz suficiente para servir como um biossensor.

No presente trabalho, a cepa MC1061 foi aplicada na detecção da fração biodisponível do mercúrio presente em amostras de chorume provenientes de três localidades distintas: aterro sanitário, aterro semi-controlado e lixão. Os meses amostrados foram setembro e outubro de 2009. Através de planejamento experimental conseguimos determinar as variáveis mais relevantes para o cultivo celular e para os ensaios luminométricos (melhor meio M9NO3, fator de diluição 1:33,3 e 45 minutos como melhor tempo de incubação).

A melhor curva de calibração para o instrumento biossensor, aplicado à detecção de chorume em matrizes complexas, foi definida partindo das curvas de adição padrão de cada localidade, diretamente contaminadas com o analito em questão. Uma vez que a curva de calibração obtida das soluções aquosas do mercúrio mostrou-se com valores de emissão de luminescência mais altos (por não haver nenhum complexante. Os resultados obtidos pelo instrumento biossensor apresentou alta especificidade para Hg (II) e boa repetibilidade. Das localidades amostradas, o lixão foi a que apresentou maior fração de mercúrio biodisponível no método testado, as outras duas localidades apresentaram valores menores de concentração de mercúrio biodisponível.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES