Curso “Escola de fermentações: da bancada a escala piloto” será realizado na Escola de Química da UFRJ com apoio do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Durantes os dias 10 a 14 de abril de 2023 será realizado na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob coordenação da Profª Maria Alice Zarur Coelho, o curso “Escola de Fermentações: da bancada a escala piloto”. O curso é uma iniciativa financiada pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como parceiros a Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ e PEQ/COPPE), a empresa INFORS e as instituições internacionais (i) Universidad Nacional de Tucumán (U.N.T.), Facultad de Bioquímica, Química y Farmacia, Instituto de Microbiología “Dr.Luis C. Verna” (Argentina) e (ii) Universidad de la República, Facultad de Ingeniería, Instituto de Ingeniería Química (Uruguay).
A realização da Escola de Fermentações visa preencher lacunas importantes no desenvolvimento de bioprocessos, desde a escala de bancada até a escala piloto, integrando conhecimentos em microbiologia industrial, termodinâmica, transferência de massa, engenharia bioquímica e química, transformando a forma como o processo fermentativo pode ser compreendido de maneira mais completa. Desta forma, o curso pretende trazer conhecimentos teóricos e, ainda, práticas de relevância científica e tecnológica que irão contribuir na formação, tanto de profissionais da área de Biotecnologia Industrial, como alunos de pós-graduação, disponibilizando equipamentos e técnicas modernas na área de bioprocessos.
O curso ocorrerá totalmente na modalidade presencial com total de 40 horas, incluindo 16 horas de conteúdo teórico e 24 horas de conteúdo prático. Ao todo foram recebidas 170 inscrições, sendo selecionados 30 cursistas, incluindo 17 brasileiros, 8 pesquisadores da Argentina, Uruguai, Paraguai e, ainda, 05 profissionais de empresas privadas do setor. Os selecionados residentes fora do Rio de Janeiro foram contemplados com passagens aéreas e diárias como mecanismo de incentivo ao aperfeiçoamento profissional.
Diversos professores do EPQB, além da prof. Maria Alice, e do PEQ, participarão da programação do curso, tais como profa. Priscilla Amaral, Prof. Rodrigo Pires, Prof. Maurício Bezerra, prof. Tito L. M. Alves, e prof. Argimiro Secchi.
O EPQB parabeniza os docentes pelo evento e lhes deseja muito sucesso!