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As disciplinas dos Cursos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ têm 45h de carga horária, 3 créditos cada uma e são ministradas com a duração de um trimestre (exceto as disciplinas do Mestrado Profissional, que têm duração de duas semanas).
Veja o início, término e período de lançamento de notas nos calendários acadêmicos do mestrado acadêmico/doutorado e no do mestrado profissional.
As disciplinas obrigatórias seguem o seguinte esquema:
As inscrições são sempre realizadas pelos alunos no endereço intranet.ufrj.br ou portalaluno.ufrj.br no período determinado pelo calendário acadêmico de seu curso. Veja calendário acadêmico e manual de inscrição em disciplinas.
Caso o cadastro de uma disciplina no SIGA esteja com horários/salas diferentes dos listados nos quadros de horário, desconsidere-os. Pode acontecer do cadastro ter sido realizado com dados errados a fim de concluir o cadastro de disciplinas.
Não há critérios para alocação de alunos em turmas, portanto não há prioridade para nenhum tipo de aluno conseguir vaga em uma disciplina. O sistema escolhe aleatoriamente quem fica dentro de uma turma quando ela está lotada. Todas as turmas são alocadas com o maior número de vagas possível, portanto em caso de Turma Lotada, procure o professor responsável pela disciplina e saiba se você poderá cursar mesmo fora da pauta. Se isso for possível, o mesmo deverá enviar o grau para a secretaria para que o aluno tenha o aproveitamento da disciplina no final do período, então ainda que sua matrícula seja "cancelada" pelo SIGA, no período de lançamento de notas ela será reativada.
O aluno deve solicitar à Secretaria do EPQB o pedido de inscrição e entregá-lo na secretaria do curso onde a disciplina será ministrada. O aluno deve informar os seguintes dados da disciplina: código, nome, carga horária, número de créditos, professor responsável e curso de origem.
No final do período o aluno deve trazer a declaração do curso de origem informando o grau obtido e os dados da disciplina feita (com código, nome, carga horária, número de créditos, professor responsável com Siape e curso de origem).
No máximo 1/3 da carga horária das disciplinas a cursar (ver art 54 e 55 do regulamento). No caso do Mestrado Acadêmico e Profissional apenas 2 disciplinas, já no Doutorado, 1 disciplina (que deve estar prevista no Plano Didático do aluno). Para realizar o aproveitamento basta apresentar declaração da Institução onde a disciplina foi feita. Nela deve haver os seguintes dados: Identificação do aluno e seu DRE. Dados da disciplina: código, nome, carga horária, número de créditos, nome e Siape do professor responsável.
É preciso abrir processo de Equivalência de Disciplinas a fim de fazer o aproveitamento e a substituição. Segue o disposto nos arts 54 e 55 do regulamento.
Caso seja ex-aluno de MSc/DSc, poderá ter até 50% de aproveitamento conforme art 43 mediante abertura de processo.
A inscrição de alunos externos será somente presencial com a apresentação de solicitação emitida pelo curso do aluno pedindo a inscrição na disciplina. Esta declaração deve ter os seguintes dados: Identificação do aluno, seu DRE e curso de origem. Dados da disciplina: código, nome, carga horária e número de créditos (os dados das nossas disciplinas estão nos quadros de horários).
Ao término do período, o aluno solicita ao professor responsável pela disciplina que envie o grau para a secretaria a fim de que seja feita a declaração de grau. Quando estiver pronta, o aluno a entregará em sua secretaria para pedir o aproveitamento do grau.
Conforme aprovado na reunião 345 (05/11/15), o Colegiado deste PPG estabelece a inscrição obrigatória para alunos dos mestrados na disciplina Projeto de Dissertação com seus respectivos orientadores assim que completarem um ano de matrícula. Esta inscrição é obrigatória apenas por um período. Durante este período os alunos deverão escrever seus projetos de dissertação conforme modelo divulgado no site e entregar uma versão impressa na secretaria do curso. No final do período o orientador deverá lançar um grau para esta inscrição.
DEP | Mestrado |
---|---|
DEQ | EQE766 - Projeto de Dissertação (Orientador) |
DEB | EQB733 - Projeto de Dissertação (Orientador) |
DPI | EQI715 - Projeto de Dissertação (Orientador) |
DPO | EQO723 - Projeto de Dissertação (Orientador) |
Quando o aluno não tiver disciplinas a cursar no corrente período, deve se inscrever em pesquisa de dissertação (para mestrandos) ou pesquisa de tese (para doutorandos) conforme abaixo:
Depto | Doutorado | Mestrado |
---|---|---|
DEQ | EQE808 - Pesquisa de Tese (Orientador) | EQE708 - Pesquisa de Dissertação (Orientador) |
DEB | EQB808 - Pesquisa de Tese (Orientador) | EQB708 - Pesquisa de Dissertação (Orientador) |
DPI | EQI808 - Pesquisa de Tese (Orientador) | EQI708 - Pesquisa de Dissertação (Orientador) |
DPO | EQO808 - Pesquisa de Tese (Orientador) | EQO708 - Pesquisa de Dissertação (Orientador) |
O aluno que não se inscrever em nenhuma disciplina terá sua matrícula cancelada pelo SIGA no corrente período.
Se o aluno encontrar sua Matrícula Cancelada no SIGA (mas não tiver abandonado o curso), ele deve solicitar aos professores responsáveis pelas disciplinas feitas no período anterior que enviem à secretaria do curso os graus a fim de que sua matrícula seja reativada.